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Meditação passo a passo
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 Assunto do Tópico: Meditação passo a passo
MensagemEnviado: Seg Set 14, 2009 3:27 pm 
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Data de registro: Seg Out 27, 2008 10:39 am
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Quinze passos para tranqüilizar a mente:
• 1. Escolha um local calmo e agradável, em que você se sinta bem e confortável. É ainda melhor que você pratique a meditação sempre no mesmo local, diariamente - o hábito auxilia você a perseverar na prática diária;
• 2. O horário mais indicado para se realizar a meditação é logo depois de acordar, após a higiene matinal e antes da primeira refeição do dia. De manhã, a mente está mais tranqüila e serena. Antes de iniciar a meditação, deixe as preocupações e aborrecimentos de lado e, principalmente, evite pensar nas tarefas do dia. Este é o seu momento de se concentrar, recebendo energia e boa disposição;
• 3. Sente-se em uma cadeira ou um sofá, mantendo a coluna reta. Ajeite o corpo e busque ficar calmo e relaxado;
• 4. Mantenha sempre a coluna ereta, sem forçá-la. Desta forma as energias positivas circulam de forma correta e restauradora em todo o seu corpo. O ser humano é considerado um elo de ligação entre o céu e a terra, e uma boa postura corporal auxilia na união entre as energias celestiais e terrestres;
• 5. Permanecendo com a coluna reta, posicione o queixo um pouco para trás de forma que a cabeça fique em linha reta, nem inclinada para frente nem caída para trás. Mantenha sua língua relaxada na boca, com a ponta atrás dos dentes inferiores. Ponha as mãos, bem relaxadas, sobre suas coxas;
• 6. Fixe o olhar em um ponto no solo a cerca de um metro e meio à sua frente. Seu olhar deve ficar fixo, sem ficar se movendo. Uma das formas de trazer maior paz e serenidade à mente é oferecer a ela um ponto de atenção fixo, como a respiração e o olhar. Nas meditações em conjunto, é comum utilizar-se um gongo ou um pequeno sino para marcar o começo e o fim da meditação. No lar, ela é iniciada quando você sentir que está pronto para começá-la;
• 7. Concentre a atenção em sua respiração, no ar que sai e que entra. Não mude o seu ritmo, apenas preste atenção. A respiração será o seu principal apoio, as rédeas que irão exercer o controle de sua mente;
• 8. Se você notar que seus sentimentos ou pensamentos já estão focados em outro assunto ou interesse, calmamente, mas com disciplina, retorne sua atenção para a respiração. No momento em notar que surgiu um pensamento, tão somente fale para si próprio: "Pensando". Com esta disciplina mental você notará que haverá um distanciamento entre você e suas preocupações;
• 9. Observar seus pensamentos, na função de um expectador, é uma atividade nova para sua mente. É o mesmo que sair de um mar agitado, escuro, e notar que você é muito maior do que ele. Algo se separa. Deste novo ponto de vista, você observará como se manteve envolvido no oceano de suas idéias sem se dar conta;
• 10. Ao afastar-se de seus pensamentos e assisti-los à distância como um rio que passa por baixo de uma ponte, você notará o quanto a mente é ampla e sublime. No início, você sentirá isso só em rápidos segundos. Depois, o sentimento de paz e harmonia passará a prolongar-se por mais tempo. Sabedor do distanciamento que há entre você e suas idéias e pensamentos, você se acostuma a assisti-los e observá-los - e desta forma, eles tranqüilizam e permanecem em paz. Você os olhará à distância, como quem observa um animal se alimentando na natureza;
• 11.Os pensamentos acelerados ainda poderão querer retornar, eles se parecem com um animal selvagem que não deseja ser domesticado. O que denominamos ego quer voltar para ter novamente o controle sobre seus pensamentos e idéias. Mas não se preocupe com isso, pois quanto mais você cultivar a autodisciplina e o autoconhecimento, mais você terá um maior controle de sua mente e, conseqüentemente, terá uma maior qualidade de vida; 12. Prossiga tão somente se concentrando em sua respiração. Se os pensamentos surgirem, apenas diga consigo mesmo: "pensando" e mantenha a atenção em sua respiração. Note seu corpo se relaxando, mas continue com a boa postura corporal. Após estes momentos iniciais, a tendência natural da mente é ir se acalmando, acalmando...
• 13. Passe a praticar a meditação entre 8 e 12 minutos diários. Chegue aos 18 minutos e se for possível, após algum tempo de prática, chegue aos 35 ou 40 minutos. Você tem a opção pode realizá-la antes de dormir por mais 10 ou 15 minutos aproximadamente;
• 14. Você concluirá a meditação em outro nível energético. Os sentimentos e as idéias ficarão mais harmônicos e sua mente estará mais atenta. O aumento gradativo desta energia vital, conseguido através desta prática, fará um enorme bem à sua saúde. Você será possuidor cada vez mais de sublimes e positivas energias;
• 15. A perseverança é essencial – o ato de meditar deve se tornar uma atividade cotidiana. Para que isto seja possível, é necessário se conscientizar das melhorias que ela promove - e elas realmente ocorrem com o decorrer do tempo.

Texto:Liane Camargo de Almeida Alves
Ilustrações: Fernanda Guedes


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