Hoje é Dom Out 21, 2018 8:09 am

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas





Criar novo tópico Responder Tópico  [ 2 Mensagens ] 
Conheça mais sobre o Registro do Windows!
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Conheça mais sobre o Registro do Windows!
MensagemEnviado: Qua Out 22, 2008 11:48 pm 
Offline
Avatar de usuário

Data de registro: Seg Out 13, 2008 4:42 pm
Mensagens: 55
Localização: Curitiba - PR
Resolvi criar um tópico explicando um pouco do “coração” do sistema operacional Windows – o Registro.

O que é o registro do Windows?

O Registro do Windows é um banco de dados usado para armazenar as opções e parâmetros das configurações do próprio Windows. Contém informações sobre software, hardware, usuários, preferências e etc...
Toda vez que o usuário faz mudanças no painel de controle, instala ou desinstala um software, ou algo parecido, essas mudanças refletem no registro, e as informações são armazenadas no mesmo.
O que acontece, é que erroneamente, muitos usuários inexperientes querem configurar o comportamento de certos aplicativos, como por exemplo, impedir que alguns deles inicie junto com o Windows, e nisso vão logo alterando o registro, o que é um erro muito grave, pois como eu disse, o registro apenas reflete as configurações feitas nos aplicativos e também no próprio Windows! Nunca deve ir direto ao registro, e sim, primeiramente configurar internamente o próprio aplicativo, ou mesmo usar o MsConfig, que por algum motivo obscuro não vem junto com o Windows 2000, mas que pode ser baixado da Internet (ou copiado do Windows XP), colocando na pasta (ou diretório) C:\WINNT\SYSTEM32, e usado normalmente. Porém, algumas opções não podem ser alteradas, ou se podem, misteriosamente retornam ao seu estado default, insistentemente... Somente nestes casos específicos a manipulação direta ao registro é indicada.

Apesar de parecer complicado, o registro mais se parece com a estrutura em árvore do Windows Explorer, e pode ser acessado pelo “Editor de Registro” – o RegEdit.

Atenção! O Editor do Registro é uma ferramenta avançada para exibir e alterar as configurações no registro do sistema, e que contém informações sobre como o computador deve funcionar. Alterações incorretas podem danificar o sistema. Um usuário avançado que esteja preparado para editar e restaurar o registro pode usar o Editor do Registro com segurança para executar tarefas, como, por exemplo, eliminar entradas duplicadas ou excluir entradas de programas que foram desinstalados ou excluídos.

Como acesso o Registro do Windows?

Para acessar o editor de registro, prossiga da seguinte forma.

Clique no menu Iniciar > Executar (ou aperte a tecla do símbolo do Windows + R). Na caixa que será aberta, digite regedit e clique em OK. Será aberto o registro do Windows para você, mostrando todas as suas chaves.



Cada chave do registro, pode conter sub-chaves, e também valores. Estes valores são divididos em três tipos básicos, e são usados de acordo com o contexto, e em ocasiões diferentes.

BINARY
DWORD
STRING


&

Expanded String
Multi String
DWORD Little Endian
DOWRD Big Endian
Link
None
QWORD
QWORD Little Endian
REG Resource List



Os valores assinalados em azul, só são acessadores através de um outro editor de registro também presente no Windows, o REGEDIT32 (Iniciar > Executar > regedt32). Este editor diferentemente do primeiro, tem a habilidade de ler e e modificar permissões de segurança, e também de ler, criar, modificar valores extendidos.


O que fazem e para que servem estes valores do Registro?

Valores do Regedit:

BINARY – este tipo armazena conteúdo em modo binário. A maioria das informações referente ao hardware é armazenada em modo binário, e portanto pode ser visualizada também, através de um editor hexa-decimal.

DWORD – este tipo armazena os dados em formato de um valor de quatro bytes, e é representado na forma boolena (0 para desabilitado e 1 para habilitado). Muitos parâmetros dos drivers de dispositivos e serviços, são representados desta forma, e podem estar na base binária, decimal ou hexa-decimal.

STRING – este tipo é representado na forma de string de dados padrão, e é usado para armazenar valores legíveis, como textos.


Valores do Regedt32:


Expanded String – este tipo é uma string de dados expandida, contendo uma variável a ser substituída, quando chamada por uma aplicação. Por exemplo: A string “%SystemRoot%” será substituída pelo caminho atual do diretório contendo os arquivos de sistema do Windows.

Multi String – este tipo é uma string múltipla, usada para representar dados que contém listas de valores múltiplos. Cada entrada é separada por um caracter nulo.

DWORD Little Endian – um número de 32 bits em formato Little Endian.

DWORD Big Endian – um número de 32 bits em formato Big Endian.

Link – um link simbólico “Unicode”. Usado apenas internamente. Aplicações não usam este formato.

None – tipo de valor não-definido.

QWORD – um número de 64 bits.

QWORD Little Endian – um número de 64 bits em formato Little Endian.

QWORD Big Endian – um número de 64 bits em formato Big Endian.

Resource List – uma lista de recursos disponíveis.


Com relação às chaves, existem 6 chaves primárias, que são elas:

HKEY_CLASSES_ROOT – esta ramificação contém todas as associações de arquivos, como também o suporte às informações OLE, recurso de arrastar-soltar atalhos, e aspectos superficiais da interface do Windows.

HKEY_CURRENT_USER
– esta ramificação se liga à ramificação HKEY_USER, apropriada aos usuários atualmente logados no PC, e contém informações tipo Logon, configurações da área de trabalho e menu Iniciar.

HKEY_LOCAL_MACHINE – esta ramificação contém informações específicas do computador, no que se refere ao tipo de software, hardware, e outras preferências do PC. Estas informações são usadas por todos os usuários que logam no PC.

HKEY_USER – esta ramificação contém preferências individuais para cada usuário do computador, e cada usuário é representado por uma sub-chave ID, localizada abaixo da ramificação principal.

HKEY_CURRENT_CONFIG – esta ramificação contém links da ramificação HKEY_LOCAL_MACHINE, apropriada para a configuração de hardware atual.

HKEY_DYN_DATA – esta ramificação aponta para HKEY_LOCAL_MACHINE, e contém informações sobre as características Plug and Play do Windows. Esta seção é dinâmica, e muda a medida em que dispositivos são adicionados e removidos do sistema.


Quais são as diferenças entre Regedit e Regedt32?

Regedit - regedit.exe. Editor de registro para Windows de 16 bits. Ele é usado para modificar o banco de dados do registro. O banco de dados está localizado no diretório Windows como Reg.dat. O banco de dados contém como informações sobre aplicativos de 16 bits e é usado pelo Gerenciador de arquivos para abrir e imprimir arquivos. Ele também é usado pelos aplicativos que suportam OLE (Vinculação e incorporação de objetos). Reg.dat é usado e mantido pelo Windows no Windows (Wow) e em aplicativos de 16 bits do Windows. A camada WOW reside na parte superior do Virtual DOS Machine (VDM).
Regedit.exe é um aplicativo de 16 bits incluído no Windows NT para compatibilidade com aplicativos de 16 bit anteriores. O Regedit fornece um método para exame do Reg.dat no Windows NT.

Regedt32 - regedt32.exe. É o editor de configuração para o Windows NT. Ele é usado para modificar o banco de dados de configuração do Windows NT, ou o registro do Windows NT. Este editor permite que o registro do Windows NT seja exibido e modificado. Ele fornece exibições de janelas que representam seções do registro, seções nomeadas. Cada janela exibe duas seções. No lado esquerdo, existem pastas que representam chaves do registro. No painel direito existem os valores associados com a chave do registro selecionada.
O Regedt32.exe é uma ferramenta poderosa. É necessário ter muito cuidado para alterar os valores do registro. Valores faltantes ou incorretos no registro podem inutilizar a instalação do Windows NT.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Conheça mais sobre o Registro do Windows!
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Re: Conheça mais sobre o Registro do Windows!
MensagemEnviado: Seg Nov 17, 2008 12:35 pm 
Offline
Avatar de usuário

Data de registro: Dom Nov 16, 2008 5:59 pm
Mensagens: 16
---------
Muito bom o Post! Principalmente para os leigos.
Adorei esse fórum ae! Respostas bem rápidas e tudo bem explicado!

Talvez um dia eu seja um Moderador tbm rsrsrs

Abração!


Voltar ao topo
 Perfil E-mail  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 2 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Ir para:  
cron

Forum Gratis · php-BB© · Internationalization Project · Reportar abuso · Termos De Uso/Política De Privacidade
© Forums-Free.com 2009